quinta-feira, dezembro 8

LASSI

LASSI

Lassi é um suco indiano que usa iogurte como ingrediente. O iogurte geralmente numa proporção de 1/3 ou ¼ deve ser misturado, ao suco de fruta de sua preferência. Porém incluímos aqui algumas sugestões de lassi. Aproveitem e use sua criatividade para fazer como preferir e usando frutas e sabores diferentes.

Jantar e festa promovido por Homero Santos, em Belo Horizonte em fevereiro de  2003
para cerca de 25 convidados e família. Eu seguro um lassi (só não me lembro qual - risos)
Lassi de mamão

Bata 3 xícaras de mamão (bem maduro) cortado com 1 litro de água, 1 e ½ xícaras de iogurte, açúcar a gosto, ou cada um adoça como preferir. Experimente bater com o suco de 1 limão.

Lassi de Uva

Prefira o suco de uva integral (vendido nos melhores supermercados), use 700ml de suco integral e 300ml de água, adicione 2 xícaras de iogurte e bata tudo por 1 minuto em liquidificador. O suco integral costuma ser adoçado pela própria sucrose da fruta, se preferir use 1l de suco sem adicionar água. Outra maneira é usar desses sucos de uva mais comum que pede misturar água e adoçar, use pra cada litro a mesma quantidade de iogurte. Também você poderá bater por 3 minutos, para cada 500ml de água 3 xícaras de uva de sua preferencia (recomendo a mais roxa), coe, e bate com 3 xícaras de iogurte. Adoce ao bater, ou separadamente se preferir. Lembrando que para quem aprecia açúcar, o resultado fica melhor se bater junto com os outros ingredientes.

Lassi de maracujá com cardamomo

Bata 3 maracujás com semente e polpa em um litro de água e coe. Amasse em um pilãozinho (ou colocando na ponta de um pano de prato como uma trouxinha e batendo com um martelinho na tábua), 6 sementes de cardamomo, até que os amasse bem. Coloque novamente para bater, o suco, 2 xícaras de iogurte e o cardamomo por um minuto. Adoce preferencialmente ao bater, ou cada pessoa adoça a gosto depois. Se não tiver cardamomo, substitua por cravos amassados no mesmo processo, no entanto coe novamente antes de servir. Se preferi use uma colher de sopa de cardamomo em pó ou moído.